• Ir para o site do colégio
quarta-feira, 10 agosto 2022
Portal Piaget
  • Entrar
  • Infantil
    Projeto Férias da Educação Infantil

    Projeto Férias da Educação Infantil

    ARANHA SAPATEADORA CAIPIRA

    ARANHA SAPATEADORA CAIPIRA

    O Mascote Pinguim cria campanha da Touca

    O Mascote Pinguim cria campanha da Touca

    Educação Financeira na Educação Infantil

    Educação Financeira na Educação Infantil

    Atividades Cognitivas e Criativas

    Atividades Cognitivas e Criativas

    Educação Ambiental na Educação Infantil

    Educação Ambiental na Educação Infantil

    DIFERENTES LINGUAGENS PARA O APRENDIZADO INFANTIL

    DIFERENTES LINGUAGENS PARA O APRENDIZADO INFANTIL

    Brincando e aprendendo do Integral

    Brincando e aprendendo do Integral

    Hora da Saladinha

    Hora da Saladinha

  • Fundamental I
    Registro de Memórias das Férias

    Registro de Memórias das Férias

    Férias no Piaget do Fundamental I

    Férias no Piaget do Fundamental I

    Necessidade da Higienização das Mãos

    Necessidade da Higienização das Mãos

    CONVERSAÇÃO NAS AULAS DE INGLÊS

    CONVERSAÇÃO NAS AULAS DE INGLÊS

    #sextou no Integral da Educação Infantil

    #sextou no Integral da Educação Infantil

    Tô de Férias!

    Tô de Férias!

    A escrita de um Infográfico

    A escrita de um Infográfico

    Aprendizados de amor à Natureza no Fundamental I

    Aprendizados de amor à Natureza no Fundamental I

    Flores de todas as cores

    Flores de todas as cores

  • Fundamental II
    A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO

    A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO

    Ciências em Ação

    Ciências em Ação

    Metodologia Ativa nas aulas de Ciências

    Metodologia Ativa nas aulas de Ciências

    Trabajos Culturales en Lengua Española

    Trabajos Culturales en Lengua Española

    Diálogos – Relação de respeito entre homens e mulheres

    Diálogos – Relação de respeito entre homens e mulheres

    Diálogos – Bate-papo Cultural sobre o Racismo

    Diálogos – Bate-papo Cultural sobre o Racismo

    Visitas Educativas no Fundamental II

    Visitas Educativas no Fundamental II

    Pontes de Palito

    Pontes de Palito

    Aula de Arte com Protagonismo

    Aula de Arte com Protagonismo

  • Médio
    A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO

    A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO

    Amor à Natureza e aos Animais

    Amor à Natureza e aos Animais

    Diálogos – Relação de respeito entre homens e mulheres

    Diálogos – Relação de respeito entre homens e mulheres

    Alunos do Ensino Médio visitam Universidades

    Alunos do Ensino Médio visitam Universidades

    OLIMPÍADAS “OBA” E “MOBFOG”

    OLIMPÍADAS “OBA” E “MOBFOG”

    É teoria e é Prática

    É teoria e é Prática

    Atividades de Protagonismo no Novo Ensino Médio

    Atividades de Protagonismo no Novo Ensino Médio

    Páscoa: Festa de união entre os alunos do Piaget

    Páscoa: Festa de união entre os alunos do Piaget

    6ª Olimpíada da Juventude Piaget – OLIJUP

    6ª Olimpíada da Juventude Piaget – OLIJUP

  • Esportes
    Festival de Esporte e Cultura

    Festival de Esporte e Cultura

    Jogos Coletivos Amistosos

    Jogos Coletivos Amistosos

    Amistoso de Futsal

    Amistoso de Futsal

    1ª ETAPA DO CIRCUITO ESCOLAR DE VÔLEI DE AREIA

    1ª ETAPA DO CIRCUITO ESCOLAR DE VÔLEI DE AREIA

    Piaget participa da 4º Edição do Festival do Cambuci

    Piaget participa da 4º Edição do Festival do Cambuci

    #Sabadou Piaget

    #Sabadou Piaget

    Apresentação de Ioiô para os alunos do Colégio

    Apresentação de Ioiô para os alunos do Colégio

    Olimpiaget 2021

    Olimpiaget 2021

    Olimpíadas de Tóquio e os Esportes no Piaget

    Olimpíadas de Tóquio e os Esportes no Piaget

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Portal Piaget
  • Infantil
    Projeto Férias da Educação Infantil

    Projeto Férias da Educação Infantil

    ARANHA SAPATEADORA CAIPIRA

    ARANHA SAPATEADORA CAIPIRA

    O Mascote Pinguim cria campanha da Touca

    O Mascote Pinguim cria campanha da Touca

    Educação Financeira na Educação Infantil

    Educação Financeira na Educação Infantil

    Atividades Cognitivas e Criativas

    Atividades Cognitivas e Criativas

    Educação Ambiental na Educação Infantil

    Educação Ambiental na Educação Infantil

    DIFERENTES LINGUAGENS PARA O APRENDIZADO INFANTIL

    DIFERENTES LINGUAGENS PARA O APRENDIZADO INFANTIL

    Brincando e aprendendo do Integral

    Brincando e aprendendo do Integral

    Hora da Saladinha

    Hora da Saladinha

  • Fundamental I
    Registro de Memórias das Férias

    Registro de Memórias das Férias

    Férias no Piaget do Fundamental I

    Férias no Piaget do Fundamental I

    Necessidade da Higienização das Mãos

    Necessidade da Higienização das Mãos

    CONVERSAÇÃO NAS AULAS DE INGLÊS

    CONVERSAÇÃO NAS AULAS DE INGLÊS

    #sextou no Integral da Educação Infantil

    #sextou no Integral da Educação Infantil

    Tô de Férias!

    Tô de Férias!

    A escrita de um Infográfico

    A escrita de um Infográfico

    Aprendizados de amor à Natureza no Fundamental I

    Aprendizados de amor à Natureza no Fundamental I

    Flores de todas as cores

    Flores de todas as cores

  • Fundamental II
    A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO

    A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO

    Ciências em Ação

    Ciências em Ação

    Metodologia Ativa nas aulas de Ciências

    Metodologia Ativa nas aulas de Ciências

    Trabajos Culturales en Lengua Española

    Trabajos Culturales en Lengua Española

    Diálogos – Relação de respeito entre homens e mulheres

    Diálogos – Relação de respeito entre homens e mulheres

    Diálogos – Bate-papo Cultural sobre o Racismo

    Diálogos – Bate-papo Cultural sobre o Racismo

    Visitas Educativas no Fundamental II

    Visitas Educativas no Fundamental II

    Pontes de Palito

    Pontes de Palito

    Aula de Arte com Protagonismo

    Aula de Arte com Protagonismo

  • Médio
    A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO

    A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO

    Amor à Natureza e aos Animais

    Amor à Natureza e aos Animais

    Diálogos – Relação de respeito entre homens e mulheres

    Diálogos – Relação de respeito entre homens e mulheres

    Alunos do Ensino Médio visitam Universidades

    Alunos do Ensino Médio visitam Universidades

    OLIMPÍADAS “OBA” E “MOBFOG”

    OLIMPÍADAS “OBA” E “MOBFOG”

    É teoria e é Prática

    É teoria e é Prática

    Atividades de Protagonismo no Novo Ensino Médio

    Atividades de Protagonismo no Novo Ensino Médio

    Páscoa: Festa de união entre os alunos do Piaget

    Páscoa: Festa de união entre os alunos do Piaget

    6ª Olimpíada da Juventude Piaget – OLIJUP

    6ª Olimpíada da Juventude Piaget – OLIJUP

  • Esportes
    Festival de Esporte e Cultura

    Festival de Esporte e Cultura

    Jogos Coletivos Amistosos

    Jogos Coletivos Amistosos

    Amistoso de Futsal

    Amistoso de Futsal

    1ª ETAPA DO CIRCUITO ESCOLAR DE VÔLEI DE AREIA

    1ª ETAPA DO CIRCUITO ESCOLAR DE VÔLEI DE AREIA

    Piaget participa da 4º Edição do Festival do Cambuci

    Piaget participa da 4º Edição do Festival do Cambuci

    #Sabadou Piaget

    #Sabadou Piaget

    Apresentação de Ioiô para os alunos do Colégio

    Apresentação de Ioiô para os alunos do Colégio

    Olimpiaget 2021

    Olimpiaget 2021

    Olimpíadas de Tóquio e os Esportes no Piaget

    Olimpíadas de Tóquio e os Esportes no Piaget

Colégio Piaget São Bernardo
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home Médio

Atividades de Protagonismo no Novo Ensino Médio

Nossos alunos do 1º ano do Ensino Médio aprendendo nas aulas dos Itinerários Formativos

Aline Floresti por Aline Floresti
30/05/2022
em Médio
Reading Time: 5 mins read
A A
0
Atividades de Protagonismo no Novo Ensino Médio

O NOVO ENSINO MÉDIO possibilita que o aluno direcione os seus estudos com maior efetividade para as áreas de sua preferência. Já no 1º ano do Médio, de acordo com sua escolha entre dois ITINERÁRIOS FORMATIVOS, o de “Linguagens e Ciências Humanas” ou o de “Matemática e Ciências da Natureza”, o aluno segue algumas aulas semanais diferenciadas.

A professora Juliana Santos Monteiro ministra aulas de Filosofia e Sociologia aos nossos alunos que optam pelo Itinerário de “Linguagens e Ciências Humanas”.

Com objetivo de  contribuir para que eles ampliem os conhecimentos e desenvolvam a reflexão crítica, a professora promove atividades variadas de pesquisa e debate, com foco na observação de problemas da atualidade e na busca de soluções.

O MUNDO CONECTADO

O tema do Itinerário de “Linguagens e Ciências Humanas” que está sendo desenvolvido neste 2º trimestre para os alunos do 1º Médio é O MUNDO CONECTADO.

PALESTRA

Sobre esse importante tema da atualidade, primeiramente, os alunos acompanharam a palestra “Educação e Conscientização Digital”,  que a advogada Ana Paula Siqueira proferiu na nossa escola para pais e alunos do Fundamental II e Ensino Médio.

Ela abordou sobre os malefícios das plataformas de mensagens quando geram Fake News e Cyberbullying, que são postagens para  intimidar, humilhar, expor de modo vexatório, perseguir ou caluniar pessoas e/ou entidades.

Além de oferecer dicas de como distinguir entre verdade e fake, a palestrante mencionou a necessidade de sempre usarmos a internet de maneira consciente e ética, já que existem implicações legais e jurídicas para quem faz divulgações inadequadas ou difamatórias.

SÉRIE DA NETFLIX E DEBATE

Em seguida à palestra que gerou boas reflexões, os alunos assistiram ao primeiro capítulo da temporada 3 da série “Black Mirror”, que, no seu conjunto, analisa questões do nosso cotidiano. O episódio específico, denominado “Queda Livre”, trata do apego das pessoas às mídias da internet, inclusive mostrando-as como dependentes da quantidade de likes recebidos por suas postagens no Instagram.

Então, os alunos participaram de um debate em que se posicionaram como um dos “conectados” e analisaram a relevância das mídias digitais em suas vidas, concluindo que as suas ações recebem sim influência da rede social a que pertencem.

A professora Juliana considerou que o debate foi um importante processo de conscientização:

“Os alunos perceberam que quem está dentro de uma  rede social tende a compartilhar apenas partes boas da sua vida, gerando, assim, uma ideia de que não existem problemas em sua vida. As fotos bonitas e vídeos felizes mostram um estilo de vida que nem sempre condiz com a realidade.”

AULA INVERTIDA PARA ESTUDO DOS FILÓSOFOS

Mais uma atividade motivadora foi organizada pela professora Juliana, que adotou  uma metodologia ativa, fazendo os alunos se sentirem protagonistas.

Divididos em duplas ou trios, estudaram alguns representantes da Filosofia e da Sociologia de diferentes épocas (Platão, Sócrates, Aristóteles, Rousseau, Voltaire, Émile Durkheim, Max Weber, Karl Marx, Simone de Beauvoir e Rosa Luxemburgo) e eles mesmos, numa estratégia de “aula invertida”, comandaram as apresentações. Ou seja, por sorteio, os grupos ficaram com a incumbência de pesquisar sobre um dos pensadores e apresentar aos colegas um resumo de sua biografia e de suas ideias principais.

VOZES DOS PENSADORES

 Em continuidade à atividade de estudo dos filósofos e sociólogos, houve um outro desafio para os alunos: um debate com as vozes dos pensadores que eles pesquisaram.

Um dos alunos de cada grupo foi escolhido para representar o pensador, e os outros ficaram encarregados de lhe dar assessoria durante o debate.

Vários assuntos já haviam sido selecionados para esse debate dos pensadores, mas um deles e o mais votado pelos alunos foi o que norteou o debate: O mundo pandêmico em que vivemos hoje.

Por abranger tópicos de todas as áreas da vida humana e da vida do planeta Terra, o assunto permitiu que os alunos falassem de saúde física e mental, relacionamentos, meio ambiente, mundo do trabalho, desigualdade social e até crescimento do machismo e feminicídio, sendo este item, como não poderia deixar de ser, mencionado brilhantemente pelos representantes de Simone de Beauvoir e Rosa Luxemburgo.

“A atividade foi muito produtiva e a atuação dos alunos superou as expectativas. O tempo foi pouco. Havia muito mais para ser abordado. Faremos mais encontros nesse formato.”, comentou a  professora Juliana, muito satisfeita com o sucesso do debate.

A Erika Rinaldi, Coordenadora do Novo Ensino Médio, acompanhou o debate e também elogiou o desempenho dos alunos.

Tags: ensino médionovo ensino médioprotagonismo
Post Anterior

1ª ETAPA DO CIRCUITO ESCOLAR DE VÔLEI DE AREIA

Próximo Post

BRINCADEIRAS DE HIGIENE CORPORAL E BUCAL

Aline Floresti

Aline Floresti

Relacionados Posts

A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO
Fundamental II

A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO

03/08/2022
16
Amor à Natureza e aos Animais
Médio

Amor à Natureza e aos Animais

02/07/2022
34

Lista de Postagens> ver todas

Registro de Memórias das Férias
Fundamental I

Registro de Memórias das Férias

por Aline Floresti
08/08/2022
16

As professoras das turmas do 2º ano do Ensino Fundamental receberam seus alunos em agosto com muito carinho. Elas ofereceram...

Leia mais

Siga-nos

  • 6.1k Fans
  • 4k Followers
  • 1.3k Subscribers

Enquete

Em uma escala de 0 a 10, o quão você indicaria o Colégio Piaget para seus amigos ou familiares?

SIGA O PIAGET NO INSTAGRAM

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
logo-azul
Facebook-square Instagram Youtube
  • Início
  • Política de Privacidade
  • Site do Colégio Piaget
  • Projeto Pedagógico
  • Atendimento
Menu
  • Início
  • Política de Privacidade
  • Site do Colégio Piaget
  • Projeto Pedagógico
  • Atendimento
Logic Arts Agência de Marketing Digital
  • Infantil
  • Fundamental I
  • Fundamental II
  • Médio
  • Esportes
  • Eventos
  • Projetos
  • Português Erro Zero
  • SOE
  • Contato
  • Site do Colégio
  • Entrar

Todos os direitos reservados © 2019 Colégio Piaget São Bernardo do Campo - Desenvolvido por: Logic Arts.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
X