• Ir para o site do colégio
quarta-feira, 10 agosto 2022
Portal Piaget
  • Entrar
  • Infantil
    Projeto Férias da Educação Infantil

    Projeto Férias da Educação Infantil

    ARANHA SAPATEADORA CAIPIRA

    ARANHA SAPATEADORA CAIPIRA

    O Mascote Pinguim cria campanha da Touca

    O Mascote Pinguim cria campanha da Touca

    Educação Financeira na Educação Infantil

    Educação Financeira na Educação Infantil

    Atividades Cognitivas e Criativas

    Atividades Cognitivas e Criativas

    Educação Ambiental na Educação Infantil

    Educação Ambiental na Educação Infantil

    DIFERENTES LINGUAGENS PARA O APRENDIZADO INFANTIL

    DIFERENTES LINGUAGENS PARA O APRENDIZADO INFANTIL

    Brincando e aprendendo do Integral

    Brincando e aprendendo do Integral

    Hora da Saladinha

    Hora da Saladinha

  • Fundamental I
    Registro de Memórias das Férias

    Registro de Memórias das Férias

    Férias no Piaget do Fundamental I

    Férias no Piaget do Fundamental I

    Necessidade da Higienização das Mãos

    Necessidade da Higienização das Mãos

    CONVERSAÇÃO NAS AULAS DE INGLÊS

    CONVERSAÇÃO NAS AULAS DE INGLÊS

    #sextou no Integral da Educação Infantil

    #sextou no Integral da Educação Infantil

    Tô de Férias!

    Tô de Férias!

    A escrita de um Infográfico

    A escrita de um Infográfico

    Aprendizados de amor à Natureza no Fundamental I

    Aprendizados de amor à Natureza no Fundamental I

    Flores de todas as cores

    Flores de todas as cores

  • Fundamental II
    A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO

    A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO

    Ciências em Ação

    Ciências em Ação

    Metodologia Ativa nas aulas de Ciências

    Metodologia Ativa nas aulas de Ciências

    Trabajos Culturales en Lengua Española

    Trabajos Culturales en Lengua Española

    Diálogos – Relação de respeito entre homens e mulheres

    Diálogos – Relação de respeito entre homens e mulheres

    Diálogos – Bate-papo Cultural sobre o Racismo

    Diálogos – Bate-papo Cultural sobre o Racismo

    Visitas Educativas no Fundamental II

    Visitas Educativas no Fundamental II

    Pontes de Palito

    Pontes de Palito

    Aula de Arte com Protagonismo

    Aula de Arte com Protagonismo

  • Médio
    A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO

    A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO

    Amor à Natureza e aos Animais

    Amor à Natureza e aos Animais

    Diálogos – Relação de respeito entre homens e mulheres

    Diálogos – Relação de respeito entre homens e mulheres

    Alunos do Ensino Médio visitam Universidades

    Alunos do Ensino Médio visitam Universidades

    OLIMPÍADAS “OBA” E “MOBFOG”

    OLIMPÍADAS “OBA” E “MOBFOG”

    É teoria e é Prática

    É teoria e é Prática

    Atividades de Protagonismo no Novo Ensino Médio

    Atividades de Protagonismo no Novo Ensino Médio

    Páscoa: Festa de união entre os alunos do Piaget

    Páscoa: Festa de união entre os alunos do Piaget

    6ª Olimpíada da Juventude Piaget – OLIJUP

    6ª Olimpíada da Juventude Piaget – OLIJUP

  • Esportes
    Festival de Esporte e Cultura

    Festival de Esporte e Cultura

    Jogos Coletivos Amistosos

    Jogos Coletivos Amistosos

    Amistoso de Futsal

    Amistoso de Futsal

    1ª ETAPA DO CIRCUITO ESCOLAR DE VÔLEI DE AREIA

    1ª ETAPA DO CIRCUITO ESCOLAR DE VÔLEI DE AREIA

    Piaget participa da 4º Edição do Festival do Cambuci

    Piaget participa da 4º Edição do Festival do Cambuci

    #Sabadou Piaget

    #Sabadou Piaget

    Apresentação de Ioiô para os alunos do Colégio

    Apresentação de Ioiô para os alunos do Colégio

    Olimpiaget 2021

    Olimpiaget 2021

    Olimpíadas de Tóquio e os Esportes no Piaget

    Olimpíadas de Tóquio e os Esportes no Piaget

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Portal Piaget
  • Infantil
    Projeto Férias da Educação Infantil

    Projeto Férias da Educação Infantil

    ARANHA SAPATEADORA CAIPIRA

    ARANHA SAPATEADORA CAIPIRA

    O Mascote Pinguim cria campanha da Touca

    O Mascote Pinguim cria campanha da Touca

    Educação Financeira na Educação Infantil

    Educação Financeira na Educação Infantil

    Atividades Cognitivas e Criativas

    Atividades Cognitivas e Criativas

    Educação Ambiental na Educação Infantil

    Educação Ambiental na Educação Infantil

    DIFERENTES LINGUAGENS PARA O APRENDIZADO INFANTIL

    DIFERENTES LINGUAGENS PARA O APRENDIZADO INFANTIL

    Brincando e aprendendo do Integral

    Brincando e aprendendo do Integral

    Hora da Saladinha

    Hora da Saladinha

  • Fundamental I
    Registro de Memórias das Férias

    Registro de Memórias das Férias

    Férias no Piaget do Fundamental I

    Férias no Piaget do Fundamental I

    Necessidade da Higienização das Mãos

    Necessidade da Higienização das Mãos

    CONVERSAÇÃO NAS AULAS DE INGLÊS

    CONVERSAÇÃO NAS AULAS DE INGLÊS

    #sextou no Integral da Educação Infantil

    #sextou no Integral da Educação Infantil

    Tô de Férias!

    Tô de Férias!

    A escrita de um Infográfico

    A escrita de um Infográfico

    Aprendizados de amor à Natureza no Fundamental I

    Aprendizados de amor à Natureza no Fundamental I

    Flores de todas as cores

    Flores de todas as cores

  • Fundamental II
    A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO

    A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO

    Ciências em Ação

    Ciências em Ação

    Metodologia Ativa nas aulas de Ciências

    Metodologia Ativa nas aulas de Ciências

    Trabajos Culturales en Lengua Española

    Trabajos Culturales en Lengua Española

    Diálogos – Relação de respeito entre homens e mulheres

    Diálogos – Relação de respeito entre homens e mulheres

    Diálogos – Bate-papo Cultural sobre o Racismo

    Diálogos – Bate-papo Cultural sobre o Racismo

    Visitas Educativas no Fundamental II

    Visitas Educativas no Fundamental II

    Pontes de Palito

    Pontes de Palito

    Aula de Arte com Protagonismo

    Aula de Arte com Protagonismo

  • Médio
    A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO

    A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO

    Amor à Natureza e aos Animais

    Amor à Natureza e aos Animais

    Diálogos – Relação de respeito entre homens e mulheres

    Diálogos – Relação de respeito entre homens e mulheres

    Alunos do Ensino Médio visitam Universidades

    Alunos do Ensino Médio visitam Universidades

    OLIMPÍADAS “OBA” E “MOBFOG”

    OLIMPÍADAS “OBA” E “MOBFOG”

    É teoria e é Prática

    É teoria e é Prática

    Atividades de Protagonismo no Novo Ensino Médio

    Atividades de Protagonismo no Novo Ensino Médio

    Páscoa: Festa de união entre os alunos do Piaget

    Páscoa: Festa de união entre os alunos do Piaget

    6ª Olimpíada da Juventude Piaget – OLIJUP

    6ª Olimpíada da Juventude Piaget – OLIJUP

  • Esportes
    Festival de Esporte e Cultura

    Festival de Esporte e Cultura

    Jogos Coletivos Amistosos

    Jogos Coletivos Amistosos

    Amistoso de Futsal

    Amistoso de Futsal

    1ª ETAPA DO CIRCUITO ESCOLAR DE VÔLEI DE AREIA

    1ª ETAPA DO CIRCUITO ESCOLAR DE VÔLEI DE AREIA

    Piaget participa da 4º Edição do Festival do Cambuci

    Piaget participa da 4º Edição do Festival do Cambuci

    #Sabadou Piaget

    #Sabadou Piaget

    Apresentação de Ioiô para os alunos do Colégio

    Apresentação de Ioiô para os alunos do Colégio

    Olimpiaget 2021

    Olimpiaget 2021

    Olimpíadas de Tóquio e os Esportes no Piaget

    Olimpíadas de Tóquio e os Esportes no Piaget

Colégio Piaget São Bernardo
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home Médio

Arte Contemporânea no Ensino Médio

Raul dos Santos por Raul dos Santos
15/06/2021
em Médio
Reading Time: 4 mins read
A A
0
Arte Contemporânea no Ensino Médio

Nas aulas de Arte, o professor Raul Alves está trabalhando com o 3º Médio os temas: “Pop Art, HQs, Cartoons e Grafite”.

E, para estimular os alunos e enriquecer as aulas, foram recebidos dois artistas para um bate-papo. Foram eles: a grafiteira, artista visual e professora, que assina como Lady Brown, e o escritor, ilustrador e professor Gidalti Jr.

As conversas, que aconteceram em ambiente virtual, foram mediadas pelo professor Raul e abordaram as vivências dos dois profissionais que estão bem ativos no mercado da arte.

No encontro, Lady Brown mencionou, além do grafite como linguagem artística, questões sobre a relação do grafite com a cidade e como é ser uma artista mulher neste nicho.

Zine CoronaVibes com histórias de quarentena de 2020. Trabalho de Lady Brown.

Gidalti, por sua vez, trouxe um pouco de sua trajetória, desde a concepção de sua arte até a premiação com o Prêmio Jabuti de seu livro “Castanha do Pará”. Levantou também reflexões sobre o desprestígio da arte do norte no restante do país e os desafios de se fazer um trabalho independente.

Quadrinho independente: Castanha do Pará, HQ com toques de surrealismo sobre um garoto nas ruas de Belém. Trabalho de Gidalti Jr.

Foram duas aulas engajadoras, cheias de motivação e conhecimento.

 

POP ART

Pop Art (arte popular, em português) é um movimento artístico, que surgiu na década de 1950, na Inglaterra, e se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americanos (american way of life).

A expressão foi criada pelo crítico Lawrence Alloway durante encontros de um grupo de artistas, o “Grupo Independente”. Depois, espalhou-se durante os anos de 1960, atingindo seu auge em Nova York.

A Pop Art não deve ser considerada um fenômeno de cultura popular (apesar de estar muito interligada a ela), mas uma interpretação de seus artistas, baseando-se na estética da cultura de massas.

O movimento influenciou muito o grafismo e os desenhos relacionados à moda.

Características da Pop Art:

  • Aproximação da arte com a vida cotidiana;
  • Utilização de cores intensas e vibrantes;
  • Reproduções de peças publicitárias;
  • Inspiração na cultura de massa;
  • Uso da serigrafia;
  • Imitação da estética industrial;
  • Reproduções em série do mesmo tema;
  • Uso da imagem de celebridades;
  • Inspiração no universo das histórias em quadrinhos.

HQs

A primeira história em quadrinhos (HQ) moderna foi criada pelo artista americano Richard Outcault em 1895. Caracteriza-se pela predominância da linguagem visual e narrativa, na qual as imagens cumprem o papel de narrar os fatos em determinada relação de tempo/espaço. As imagens também costumam vir separadas por margens, que explicitam a divisão dos quadrinhos, facilitando a identificação de cada cena.

No uso da língua escrita, é comum que os quadrinhos apresentam curtas introduções acima ou abaixo deles e que as falas das personagens sejam inseridas em balões, também é recorrente o uso de onomatopeias para expressar os sons.

CARTOONS

Esse gênero surgiu de um fato ocorrido em 1841, em Londres. Na época, o príncipe Albert queria decorar o Palácio de Westminster, por isso promoveu um concurso de desenhos. Os participantes do concurso deveriam fazer cartões de tamanho grande (cartoons) e fixá-los na parede para que ficassem expostos ao público. Mas o termo foi usado pela primeira vez na revista inglesa Punch, que publicou cartoons com tom humorístico.

Os cartoons estão na maioria dos meios de comunicação, sejam em revistas, jornais, impressos ou on-line. E é mais do que somente uma ilustração, é um desenho humorístico, animado ou não, que tem como característica a crítica, de maneira breve, dos momentos que abrangem o dia a dia de uma sociedade.

O cartoon é considerado um modo de comédia e até hoje conserva o seu espaço na imprensa escrita atual. No contexto moderno, ele se mostra como uma obra de arte frequentemente utilizada com intenção de humor.

GRAFITE

O grafite é uma das principais formas de manifestação da arte urbana. Muito presente nas vias públicas, os desenhos são feitos à mão, e cobrem muros, fachadas e paredes pelas cidades. Atualmente, o grafite é uma das manifestações culturais mais crescentes no mundo.

De origem italiana, a palavra grafite vem de “graffiti”, plural de “graffito”, que em sua tradução quer dizer “escrita feita com carvão”. Ele também pode ser chamado de grafito ou grafite.

Ainda existe um certo preconceito e o grafite é visto por alguns como vandalismo e poluição visual. Ao mesmo tempo, ele vem ganhando cada vez mais a admiração das pessoas. O seu objetivo principal é ocupar os espaços e deixar algum tipo de reflexão para quem os vê.

Acredita-se que esse tipo de arte exista desde o Império Romano, mas o movimento se popularizou nos anos 70. O grafite pode estar ligado a vários movimentos diferentes, mas, em especial, está relacionado com o Hip-Hop.

Tags: artearte e culturacartoondestaquesgrafitehqpop arte
Post Anterior

Estereotipos, prejuicios y el pueblo hispanohablante

Próximo Post

Fármacos e Biomas Brasileiros

Raul dos Santos

Raul dos Santos

Relacionados Posts

A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO
Fundamental II

A “OLIJUP” E O SEU VALOR HUMANITÁRIO

03/08/2022
16
Amor à Natureza e aos Animais
Médio

Amor à Natureza e aos Animais

02/07/2022
34

Lista de Postagens> ver todas

Registro de Memórias das Férias
Fundamental I

Registro de Memórias das Férias

por Aline Floresti
08/08/2022
16

As professoras das turmas do 2º ano do Ensino Fundamental receberam seus alunos em agosto com muito carinho. Elas ofereceram...

Leia mais

Siga-nos

  • 6.1k Fans
  • 4k Followers
  • 1.3k Subscribers

Enquete

Em uma escala de 0 a 10, o quão você indicaria o Colégio Piaget para seus amigos ou familiares?

SIGA O PIAGET NO INSTAGRAM

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
logo-azul
Facebook-square Instagram Youtube
  • Início
  • Política de Privacidade
  • Site do Colégio Piaget
  • Projeto Pedagógico
  • Atendimento
Menu
  • Início
  • Política de Privacidade
  • Site do Colégio Piaget
  • Projeto Pedagógico
  • Atendimento
Logic Arts Agência de Marketing Digital
  • Infantil
  • Fundamental I
  • Fundamental II
  • Médio
  • Esportes
  • Eventos
  • Projetos
  • Português Erro Zero
  • SOE
  • Contato
  • Site do Colégio
  • Entrar

Todos os direitos reservados © 2019 Colégio Piaget São Bernardo do Campo - Desenvolvido por: Logic Arts.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
X