• Ir para o site do colégio
quinta-feira, 21 janeiro 2021
Portal Piaget
  • Infantil
    O cérebro infantil necessita de limites

    O cérebro infantil necessita de limites

    O Cérebro bem estimulado

    O Cérebro bem estimulado

    Thanksgiving especial na Educação Infantil

    Como fica o aprendizado da Educação Infantil a distância?

    Thanksgiving especial na Educação Infantil

    Thanksgiving especial na Educação Infantil

    A Mágica de criar novas cores

    A Mágica de criar novas cores

    Aboyomi, a boneca africana

    Aboyomi, a boneca africana

    MÁSCARAS: cultura milenar e mundial

    MÁSCARAS: cultura milenar e mundial

    Exposição Virtual? Nós temos!

    Exposição Virtual? Nós temos!

    Halloween, uma festa folclórica globalizada

    Halloween, uma festa folclórica globalizada

  • Fundamental I
    Fazendo um Boneco de Neve

    Fazendo um Boneco de Neve

    Culinária para um “Natal Doce”

    Culinária para um “Natal Doce”

    Ressignificando o lixo

    Ressignificando o lixo

    LUPA: a “mãe” dos óculos e do telescópio

    LUPA: a “mãe” dos óculos e do telescópio

    Semana de Thanksgiving no Fundamental I

    Semana de Thanksgiving no Fundamental I

    GNÔMON VERTICAL: O primeiro relógio da humanidade

    GNÔMON VERTICAL: O primeiro relógio da humanidade

    Integral comemora “Dia da Consciência Negra”

    Jogos Piaget Desafios 2020

    Que saudade da escola!

    Que saudade da escola!

    Uma história e várias explorações interdisciplinares

    Uma história e várias explorações interdisciplinares

  • Fundamental II
    A Voz do Aluno – Batalha Cultural

    A Voz do Aluno – Batalha Cultural

    Integral comemora “Dia da Consciência Negra”

    Integral comemora “Dia da Consciência Negra”

    Mês das crianças com muita diversão

    Mês das crianças com muita diversão

    Português por três

    Português por três

    Drive Thru do Reencontro – Fund. II e Médio

    Drive Thru do Reencontro – Fund. II e Médio

    Malala e Anne Frank nas aulas de literatura

    Malala e Anne Frank nas aulas de literatura

    Canal Aberto Piaget

    Canal Aberto Piaget

    a importancia da familia

    A importância da Família

    aulas online colégio piaget

    As aulas a distância estão sendo um sucesso!

  • Médio
    Surpresas para o Terceirão 2020

    Surpresas para o Terceirão 2020

    Preparação para o Vestibular? No Piaget, começa no 1º Médio

    Preparação para o Vestibular? No Piaget, começa no 1º Médio

    Drive Thru do Reencontro – Fund. II e Médio

    Drive Thru do Reencontro – Fund. II e Médio

    Projeto de Vida: Uniexpo Online

    Projeto de Vida: Uniexpo Online

    Até onde vai a ciência?

    Até onde vai a ciência?

    alunos do terceiro ano do ensino médio

    Projeto de vida: compartilhando trajetórias!

    projeto linguagens

    Acontece no Médio – Projeto de Linguagens

    Canal Aberto Piaget

    Canal Aberto Piaget

    a importancia da familia

    A importância da Família

  • Esportes
    A Voz do Aluno – Batalha Cultural

    A Voz do Aluno – Batalha Cultural

    Integral comemora “Dia da Consciência Negra”

    Jogos Piaget Desafios 2020

    Jogos Piaget Desafios 2020

    Jogos Piaget Desafios 2020

    Nossos alunos participam de live com o jogador Well, de Futsal

    Nossos alunos participam de live com o jogador Well, de Futsal

    festa junina colégio piaget

    Semana Junina do Colégio Piaget

    live colégio piaget

    Para descontrair um pouco e ser feliz

    clinica pro saúde

    Informações sobre saúde: Rinite

    ALMANAQUE DE FÉRIAS – Segunda Semana

    ALMANAQUE DE FÉRIAS – Segunda Semana

    ALMANAQUE DE FÉRIAS – Primeira Semana

    ALMANAQUE DE FÉRIAS – Primeira Semana

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Portal Piaget
  • Infantil
    O cérebro infantil necessita de limites

    O cérebro infantil necessita de limites

    O Cérebro bem estimulado

    O Cérebro bem estimulado

    Thanksgiving especial na Educação Infantil

    Como fica o aprendizado da Educação Infantil a distância?

    Thanksgiving especial na Educação Infantil

    Thanksgiving especial na Educação Infantil

    A Mágica de criar novas cores

    A Mágica de criar novas cores

    Aboyomi, a boneca africana

    Aboyomi, a boneca africana

    MÁSCARAS: cultura milenar e mundial

    MÁSCARAS: cultura milenar e mundial

    Exposição Virtual? Nós temos!

    Exposição Virtual? Nós temos!

    Halloween, uma festa folclórica globalizada

    Halloween, uma festa folclórica globalizada

  • Fundamental I
    Fazendo um Boneco de Neve

    Fazendo um Boneco de Neve

    Culinária para um “Natal Doce”

    Culinária para um “Natal Doce”

    Ressignificando o lixo

    Ressignificando o lixo

    LUPA: a “mãe” dos óculos e do telescópio

    LUPA: a “mãe” dos óculos e do telescópio

    Semana de Thanksgiving no Fundamental I

    Semana de Thanksgiving no Fundamental I

    GNÔMON VERTICAL: O primeiro relógio da humanidade

    GNÔMON VERTICAL: O primeiro relógio da humanidade

    Integral comemora “Dia da Consciência Negra”

    Jogos Piaget Desafios 2020

    Que saudade da escola!

    Que saudade da escola!

    Uma história e várias explorações interdisciplinares

    Uma história e várias explorações interdisciplinares

  • Fundamental II
    A Voz do Aluno – Batalha Cultural

    A Voz do Aluno – Batalha Cultural

    Integral comemora “Dia da Consciência Negra”

    Integral comemora “Dia da Consciência Negra”

    Mês das crianças com muita diversão

    Mês das crianças com muita diversão

    Português por três

    Português por três

    Drive Thru do Reencontro – Fund. II e Médio

    Drive Thru do Reencontro – Fund. II e Médio

    Malala e Anne Frank nas aulas de literatura

    Malala e Anne Frank nas aulas de literatura

    Canal Aberto Piaget

    Canal Aberto Piaget

    a importancia da familia

    A importância da Família

    aulas online colégio piaget

    As aulas a distância estão sendo um sucesso!

  • Médio
    Surpresas para o Terceirão 2020

    Surpresas para o Terceirão 2020

    Preparação para o Vestibular? No Piaget, começa no 1º Médio

    Preparação para o Vestibular? No Piaget, começa no 1º Médio

    Drive Thru do Reencontro – Fund. II e Médio

    Drive Thru do Reencontro – Fund. II e Médio

    Projeto de Vida: Uniexpo Online

    Projeto de Vida: Uniexpo Online

    Até onde vai a ciência?

    Até onde vai a ciência?

    alunos do terceiro ano do ensino médio

    Projeto de vida: compartilhando trajetórias!

    projeto linguagens

    Acontece no Médio – Projeto de Linguagens

    Canal Aberto Piaget

    Canal Aberto Piaget

    a importancia da familia

    A importância da Família

  • Esportes
    A Voz do Aluno – Batalha Cultural

    A Voz do Aluno – Batalha Cultural

    Integral comemora “Dia da Consciência Negra”

    Jogos Piaget Desafios 2020

    Jogos Piaget Desafios 2020

    Jogos Piaget Desafios 2020

    Nossos alunos participam de live com o jogador Well, de Futsal

    Nossos alunos participam de live com o jogador Well, de Futsal

    festa junina colégio piaget

    Semana Junina do Colégio Piaget

    live colégio piaget

    Para descontrair um pouco e ser feliz

    clinica pro saúde

    Informações sobre saúde: Rinite

    ALMANAQUE DE FÉRIAS – Segunda Semana

    ALMANAQUE DE FÉRIAS – Segunda Semana

    ALMANAQUE DE FÉRIAS – Primeira Semana

    ALMANAQUE DE FÉRIAS – Primeira Semana

Colégio Piaget São Bernardo
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home Palavra dos Coordenadores

Alfabetização: Dúvidas e orientações

Quais são as principais dúvidas dos pais em relação a alfabetização dos filhos?

Rosemeire Mendonça por Rosemeire Mendonça
31/10/2019
em Palavra dos Coordenadores
3 minutos de leitura
0
alfabetização na infância

Quando se fala em alfabetização, algumas dúvidas aparecem para os pais, pois eles querem ajudar e ao mesmo tempo ter as orientações corretas de como fazer e agir nesse momento da vida dos filhos.

Toda família fica muito apreensiva em saber se o filho está aprendendo a ler e escrever  a contento. O alfabetizador (professor), precisa de várias estratégias a serem incluídas na rotina de trabalho para orientar seus alunos nesse momento, e a orientação para a família é de grande importância uma vez que a criança deverá receber a mesma indicação na escola e em casa.

Essa é uma parceria que precisa ser formada para que o objetivo  da alfabetização seja alcançado .

Aqui estão algumas questões que sempre são formuladas pelos pais, entre elas as mais comuns são:

Por que crianças da mesma sala e idade conseguem ler e escrever e algumas têm dificuldade

O processo de alfabetização é individual, apesar do mediador fazer orientações coletivas e também individuais. Cada aluno tem o seu momento, seu amadurecimento, é preciso respeitar isso. É necessário trabalhar as diferentes habilidades das crianças. Elas precisam ser desafiadas nesse processo para que o aprender se torne algo interessante, estimulador e prazeroso.

É comum uma criança de 5 anos ainda não saber nomear letras?

Sim é comum as crianças dessa idade ainda não saberem nomear letras e até se confundirem com isso. Como elas estão sendo estimuladas ao conhecimento dessa prática, irão aos poucos percebendo o sistema da escrita e da leitura . A escrita espontânea nesse momento é uma prática que deve ser muito utilizada pois, além de treinar a habilidade da escrita, auxilia também a leitura convencional.

Por muito tempo esse processo era feito por meio de treino e memorização, porém  precisamos dar a oportunidade às crianças de pensar a forma como se escreve e, como consequência, ela aprende o nome das letras.

Por que as crianças aglutinam palavras?

O nome desse processo é “hipossegmentação”, um fenômeno  temporário e bastante comum no processo de alfabetização. É que as crianças ainda não reconhecem o espaço entre palavras, então elas não  veem a necessidade de ter espaço e sim escrita contínua de letras para a formação do que querem escrever. É muito importante, portanto, estimular a criança desde cedo com livros e a observação dos textos, para que percebam os espaços existentes entre palavras.

Muitas vezes temos crianças que precocemente já leem e têm tentativas de escrita. Ela pode se desestimular ao conviver com outras crianças que ainda não sabem?

O mediador do ensino entende que a diversidade de saberes é uma característica de todas as turmas e vê grande vantagem nisso.

As crianças são fontes de informações e saberes, e a troca entre elas originará novas aprendizagens. Todas as crianças são convidadas a serem protagonistas de seus saberes e cada uma poderá fazer sua contribuição no aprendizado da outra.

É comum a escrita espelhada?

Sim é muito comum na alfabetização inicial eles podem grafar as letras de forma espelhada. O grande motivo disso é que as crianças estão em contato com muito signos diferentes e novos para elas, tendo inclusive que saber diferenciar letras de números.

Existe uma idade ou um ano escolar correto para aprender a ler e escrever?

É esperado  que ao final do 1º ano e durante o 2º ano as crianças estejam lendo, escrevendo e compreendendo a função comunicativa da língua. Aprender a ler e escrever é um processo que pode ser iniciado desde muito cedo, quando oportunidades e estímulos são dados. As crianças, desde pequenas, precisam ter contato com a leitura e, posteriormente, com a escrita,  para assim construírem seus conhecimentos.

Muitas vezes a criança pede para que alguém escreva para que possa copiar. Isso é permitido?

Sim, as crianças aprendem por meio da imagem. Elas são muito visuais. Então, pela imagem, é possível a reprodução de desenhos e da escrita. Consequentemente, a cópia ajuda as crianças a irem construindo seu repertório de conhecimento.

Conclusão: Quando falamos em alfabetização, muitas vezes ficamos detidos em pensar que é um processo no qual se aprende a ler e a escrever. Porém, a leitura é um ato muito mais amplo do que podemos imaginar e ele está ligado diretamente à escrita. Ler não é unicamente interpretar símbolos, gráficos, mas interpretar o mundo em que vivemos.

“A leitura é um dos ingredientes da civilização, sendo um elo integrador do ser humano e a sociedade em que se vive”. (Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/leitura-e-escrita-no-processo-de-alfabetizacao/50893)

Tags: alfabetizaçãocoordenaçãoeducaçãoeducação infantil
Post Anterior

As preparações para o Evento Cultural do Fundamental I estão a todo vapor

Próximo Post

Aprendendo propagação de calor na prática

Rosemeire Mendonça

Rosemeire Mendonça

Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Piaget desde 2002. Professora Educadora durante 15 anos na área da Educação Infantil e Fundamental I, graduada em Pedagogia com especialização em gestão escolar e magistério, além de diversos cursos de aperfeiçoamento na área educacional.

Relacionados Posts

Palavra da Diretora – A importância em não magoar alguém
Palavra dos Coordenadores

Palavra da Diretora – A importância em não magoar alguém

13/03/2020
263
Palavra da diretora – Diferenças entre emoções e sentimentos nas crianças
Palavra dos Coordenadores

Palavra da diretora – Diferenças entre emoções e sentimentos nas crianças

06/03/2020
415

Siga-nos

  • 5.9k Fãs
  • 4k Seguidores
  • 1k Assinante

Lista de postagens> clique e confira

O cérebro infantil necessita de limites

O cérebro infantil necessita de limites

20/01/2021
Palestras e Treinamentos: Demos o start em 2021

Palestras e Treinamentos: Demos o start em 2021

18/01/2021
O Cérebro bem estimulado

O Cérebro bem estimulado

15/01/2021

PARCEIROS

Mais Lidos

  • alfabetização colégio piaget

    Como criar um ambiente letrado na escola?

    0 compartilhamentos
    Compartilhamentos 0 Tweet 0
  • Giuseppe Arcimboldo

    0 compartilhamentos
    Compartilhamentos 0 Tweet 0
  • Jogos Cooperativos

    0 compartilhamentos
    Compartilhamentos 0 Tweet 0

Enquete

Em uma escala de 0 a 10, o quão você indicaria o Colégio Piaget para seus amigos ou familiares?

SIGA O PIAGET NO INSTAGRAM

  • 27
    Que tal come  ar a semana diminuindo o uso do sal   A receita de sal de ervas adiciona mais sabor e diminui a quantidade de s  dio de suas prepara    es   Ingredientes        1 x  cara  de ch    de sal grosso        1 colher  de sopa  de alecrim        2 colheres  de sopa  de tomilho        2 colheres  de sopa  de manjeric  o        2 colheres  de sopa  de or  gano        1 colher  de ch    de noz moscada ralada na hora  Modo de Fazer Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata at   que todos os ingredientes fiquem misturados e mais fino  Conserve em um recipiente com tampa   Dica       Pode variar as ervas que usar  criando sabores diferentes   Caroline de Salve     Nutricionista Col  gio Piaget     CRN3 28964
  • 84
    Aprender    divertido   Imagina quando temos  tamb  m  as aulas do Integral
  • 59
    Olha a mensagem bonitinha que nosso aluno Nicolas do 5   B enviou para n  s
  • 83
    Nossa programa    o do Integral est   a todo vapor   Essas aulas d  o todo o suporte para nossos alunos nas atividades e nos estudos    al  m de garantirem a aprendizagem e a descontra    o   Aproveitem
  • 34
    Reflex  o profunda    Sabe responder

PARCEIROS

Árvore de Livros
BotsMaker
Britannica
Cellep
Compasso
Estante Mágica

nossos projetos

Geladeira de Livros
OLIJUP
Piaget Geek
Piaget Plug-se
SOE Piaget

OLIMPÍADAS QUE PARTICIPAMOS

Desafio BM&F Bovespa
Mostra Brasileira de Foguetes
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP
Olimpíadas de Matemática do Grande ABC – UMESP
logo-azul
Facebook-square Instagram Youtube
  • Início
  • Política de Privacidade
  • Site do Colégio Piaget
  • Projeto Pedagógico
  • Atendimento
Menu
  • Início
  • Política de Privacidade
  • Site do Colégio Piaget
  • Projeto Pedagógico
  • Atendimento
Logic Arts Agência de Marketing Digital
  • Infantil
  • Fundamental I
  • Fundamental II
  • Médio
  • Esportes
  • Eventos
  • Projetos
  • Português Erro Zero
  • SOE
  • Contato
  • Site do Colégio

Todos os direitos reservados © 2019 Colégio Piaget São Bernardo do Campo - Desenvolvido por: Logic Arts.

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Preencha o formulário e cadastre-se

Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
X